Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Perto do bi, Vettel pode bater recordes de vitórias, poles e aproveitamento




Os números são impressionantes: oito vitórias em 13 provas e 284 pontos conquistados de 325 disputados. Em 2011, Sebasitian Vettel se aproxima do bicampeonato da Fórmula 1 com um desempenho dominador. O alemão pode conquistar o título a cinco corridas do fim do campeonato, no GP de Cingapura. Seria a maior antecipação desde 2004, quando Michael Schumacher se sagrou heptacampeão com a Ferrari quatro provas antes do término. E o piloto da RBR ainda está próximo de quebrar alguns recordes históricos na categoria.
Com dez poles nesta temporada, Vettel precisa de mais cinco nas seis corridas restantes para superar a marca estabelecida pelo inglês Nigel Mansell em 1992. Na ocasião, o "Leão", com uma Williams recheada de aparatos eletrônicos, como a suspensão ativa e o controle de tração, largou na frente em 14 das 16 provas daquela temporada. E não é difícil de acreditar no alemão na luta contra esta marca: a RBR tem 100% das poles até agora, algo inédito na história da Fórmula 1.
- Tem sido um ano incrível para mim até agora, para ser honesto. Progredimos muito como equipe, ficamos mais fortes. Agora vamos para Cingapura e vamos encarar a corrida como todas as outras: chegar lá e avançar passo a passo. Estou otimista - disse Vettel, após a corrida.
Além das poles, o alemão da RBR pode bater também o recorde do aproveitamento de pontos em uma temporada. Com 284 marcados de 325 disputados, o alemão tem 87,38% de eficiência. Para manter o desempenho e superar o recorde de Michael Schumacher em 2002 (84,71%), o piloto da RBR precisa fazer 20 pontos de média, pelo menos. Ou seja, vencer ou chegar ao menos em uma das três posições do pódio. Não é uma tarefa complicada se levarmos em conta seu domínio.
A outra marca que Vettel pode superar em 2011 é o número de vitórias em uma temporada, que pertence ao compatriota Michael Schumacher, estabelecido em 2004. Com uma Ferrari amplamente superior à concorrência, o heptacampeão triunfou em 13 das 18 corridas daquele ano. Entretanto, é a tarefa mais complicada para Vettel. Ele precisaria vencer todos os 6 GPs restantes em 2011. Como ele pode ser campeão por antecipação, a motivação poderia cair um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário